Foto: Letícia Maia e Thiago Freitas
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) vem reforçando a assistência para assegurar o cuidado aos pequenos cearenses. Uma campanha para intensificar a realização do teste do pezinho foi iniciada nesta sexta-feira (3).
A triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia após o nascimento. O exame é uma conduta importante para a detecção precoce de patologias metabólicas, genéticas, endócrinas e hematológicas.
Nos 184 municípios do Estado, existem 369 postos de coleta estrategicamente distribuídos para realizar o procedimento, fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).
O teste é feito por meio da retirada de uma pequena quantidade de sangue do calcanhar do recém-nascido. Diversos problemas podem ser identificados e imediatamente assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), evitando sequelas físicas e cognitivas irreversíveis.
O tempo médio decorrido entre a data da chegada da amostra ao laboratório e a emissão dos resultados gira em torno de cinco dias. De janeiro a dezembro de 2021, no âmbito da administração pública, 98.170 crianças foram submetidas ao teste do pezinho no Ceará.