Foto: Kimzy Nanney/Divulgação
Na terça-feira (7), a Câmara Municipal do Crato aprovou, em 1° turno, o Projeto de Lei que altera o calendário oficial do município para incluir o Dia Municipal de Conscientização do Uso da Cannabis Medicinal a ser comemorado anualmente no dia 9 de junho. O PL é de autoria do vereador Raimundo Nonato (PL) e foi aprovado com 17 votos favoráveis.
O vereador Marquinho do Povão (MDB) solicitou um pedido de vista para analisar melhor o projeto, mas foi rejeitado pela Casa Legislativa. O parlamentar, então, se absteve durante a votação. O Projeto de Lei será colocado para votação em 2° turno na sessão da próxima segunda-feira (13).
Data simbólica
O dia 9 de junho é simbólico e faz referência ao nascimento do médico pioneiro no estudo da maconha medicinal, Elisaldo Carlini. O cientista brasileiro, de renome internacional, faleceu em setembro de 2020.
Para o advogado criminalista com expertise na Lei de Drogas, Dr. Italo Coelho, a aprovação desse projeto no município do Crato significa uma oportunidade para discutir as possibilidades da Cannabis para o tratamento de diversas doenças. “Pode ser uma alternativa viável e barata para os pacientes e até para o Estado. É uma forma de democratizar o acesso da Cannabis para uso medicinal”, comemorou o especialista.