Foto: Reprodução
Entre 22 a 28 de maio, o Brasil registrou 72.197 casos positivos para algum vírus respiratório. A informação é do boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz. A incidência de casos se agrava especialmente em períodos chuvosos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), os sintomas da Síndrome Gripal (SG) se caracterizam como febre repentina, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e ausência e/ou dificuldade em perceber cheiro/sabor.
Em crianças e idosos, a síndrome pode causar ainda outras manifestações. Nos pequenos, pode ocorrer também obstrução nasal.
O médico pediatra, Dr. Walden Bezerra Neto, explica que medidas simples podem ser tomadas para ajudar as crianças durante esse período “desde o começo do ano, mas principalmente neste último mês, quando começou a esfriar aqui na região do Cariri, a gente tem um aumento da incidência dos casos gripais, com muita secreção e aqui vem a dica de ouro, que é a lavagem nasal com soro fisiológico. Soro fisiológico quanto mais melhor. Em grande volume, não precisa de grandes pressões, isso auxilia bastante na eliminação da secreção, principalmente, aquela secreção mais presa, que atrapalha o sono da criança”, ressalta.
O especialista ainda indica a lavagem nasal para tratar e prevenir infecções das vias aéreas, especialmente em crianças. O que pode evitar que as doenças respiratórias evoluam para quadros infecciosos mais graves, como a sinusite.
“Além da lavagem nasal, existem algumas medicações que elas são fluidificantes, que também ajudam e devem ser passados por um pediatra”, indica o Dr. Walden.
A Sesa indica a prevenção contra gripe ou resfriado, um aliado importante, incluindo no rotina hábitos de hábitos de higiene, como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
A vacinação anual é a principal alternativa para a proteção contra a influenza, indicada para determinados grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde (MS).