Foto: Reprodução
Com a iniciativa dos Corredores da Chapada do Araripe-CORCHA e da Prefeitura Municipal de Barbalha -PMB, aconteceu na sede da Casa do ICMBio da Santa Rita (Barbalha) uma aula de campo e depois caminhada em uma trilha, com crianças da Região do Cariri.
Tudo começou com um acolhimento de boas-vindas, dentro da pracinha ecológica, sob a copa das árvores daquele fantástico local, onde todos ouviram dos agentes do ICMBio Flávia, Nagela e Luciano, informações sobre a FLONA Araripe e todo o cuidado de preservação da flora e da fauna da que é a 1ª Reserva Florestal do Brasil. Eles falaram sobre a importância do trabalho deles e também da participação da sociedade nessa preservação.
Falaram também os líderes do Projeto Aquasis, os professores Karina e Weber Girão, ele foi quem identificou o Soldadinho do Araripe, espécie endêmica daqui, e que já se encontra em risco de extinção e que é hoje o ícone da preservação da Chapada do Araripe. Na trilha que as crianças fizeram eles iam identificando as espécies de árvores com monitores que eram os brigadistas da chapada e voluntários dos grupo Fridas Runners e do Corcha.
“Depois disso tudo para agradecimento de todos a nossa Natureza exuberante, nos confraternizamos em um belo lanche com frutas e receberam todos uma medalhinha que de agora pra frente todos serão Soldados do Araripe.
Agradecer ao apoio da prefeitura municipal de Barbalha, ao ICMBio e ao projeto Aquasis, ter nos proporcionado uma manhã de muito aprendizado para nossas crianças”, disse Dr. Vitor Luna de Sampaio, dirigente do grupo Corcha.