Foto: Ascom Diocese de Crato
A reconstrução facial, juntamente com um projeto de estátua da menina Benigna Cardoso, foram apresentados pela Diocese de Crato nesta quarta-feira (25). A menina, conhecida como símbolo da castidade, vai ser oficializada em outubro como a primeira beata do Ceará.
O trabalho em 3D é de autoria do designer brasileiro, Dr. Cícero Moraes, especializado em reconstrução facial forense. A estátua foi impressa, também no formato 3D, pelo Departamento de Tecnologia do Colégio Pequeno Príncipe, em Crato.
De acordo com a Diocese, a reconstrução facial, que resultou na confecção da estátua da Mártir, expressa com maior autenticidade como seria a face de Benigna. O projeto teve como base fotografias de familiares e parentes, além de relatos de pessoas próximas que conviveram com a menina de Santana do Cariri.
Projeto:
Estátua:
Após a beatificação pelo Vaticano, a estatueta deve compor os altares das paróquias da região, que serão entregues pela Diocese de Crato. No mesmo período, um monumento de 20 metros em homenagem à mártir deve ser entregue pelo Governo do Ceará, junto ao Complexo Turístico de Benigna, em Santana do Cariri.
Veja a reconstrução facial:
Sobre Benigna
Aos 13 anos, Benigna foi assassinada brutalmente ao recusar ter relações sexuais com Raul, um jovem de 17 anos. O caso aconteceu em Santana do Cariri, no dia 24 de outubro de 1941, na mesma data, deste ano, o Vaticano vai beatificar Benigna, encerrando um processo que começou ainda em 2013.