Foto: Reprodução
Há quase um mês do primeiro caso confirmado da nova varíola ou ‘monkeypox’ no Cariri, a região já registra seis diagnósticos positivos. O primeiro paciente é residente de Barbalha. O caso foi confirmado em 26 de agosto.
Os casos mais recentes são de residentes dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. De acordo com as secretarias municipais de saúde, os pacientes seguem em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves da doença.
Perfil
Em Barbalha, o paciente é um jovem do sexo masculino, com histórico de viagem. A idade, porém, não foi divulgada. No Crato, dos três pacientes, dois são do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 20 e 60 anos, residentes de áreas distintas.
As duas pacientes de Juazeiro do Norte são adolescentes (a secretaria não divulgou a idade), do sexo feminino, moram em bairros diferentes e não têm vínculo familiar. De acordo com as secretarias, todos os pacientes estão sendo monitorados por equipes especializadas.
Sintomas e tratamento
De acordo com especialistas, os sintomas podem persistir por até 28 dias. Em caso de febre, lesões na pele, linfonodos aumentados, dor de cabeça e sintomas respiratórios, a orientação é procurar uma unidade de saúde mais próxima.
Ainda não há tratamento medicamentoso, por isso os pacientes recebem suporte clínico, ou seja, é realizado um manejo da dor, coceira, além da higiene das lesões.
Transmissão
A transmissão do vírus ocorre através do contato direto com as lesões do paciente, do contato com objetos e superfície contaminados, além do contato com secreções respiratórias.