Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
8 em cada 10 brasileiros de 15 a 29 anos apresentaram algum problema recente de saúde mental, e 90% dos relatos de sintomas como pensamentos negativos, crises de ansiedade e transtornos alimentares são de mulheres e meninas, contra 76% em homens e meninos. Os dados são do instituto de pesquisa Datafolha.
A maioria desses jovens sofreu com pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%) e crise de ansiedade (53%). Transtornos alimentares apareceram em 20% dos relatos, pensamentos suicidas 13%, ou ainda ter ferido o próprio corpo por meio de automutilação são de 6%. Mais da metade (51%) considera sua saúde mental como regular, ruim ou péssima.
O levantamento aponta que esses problemas também surgem com maior frequência entre pessoas que se identificam como LGBTQIA+ (92%) do que entre aqueles que se declaram heterossexuais (81%).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade de todas as condições de saúde mental começam a surgir por volta dos 14 anos, mas a grande maioria dos casos não é diagnosticada ou tratada, podendo ter repercussões na vida adulta, limitando oportunidades futuras.
A pandemia de covid-19 também foi um dos fatores que intensificou os sintomas relatados, segundo estudos recentes, a crise sanitária aumentou o diagnóstico formal de ansiedade e de depressão entre crianças e adolescentes no mundo inteiro.
No levantamento, foram ouvidos mil jovens entre 15 e 29 anos em 12 de algumas das maiores capitais do país. A pesquisa foi feita nos dias 20 e 21 de julho deste ano, e possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.