Foto: Rhett Lewis/Unsplash
Engana-se quem pensa que o brasileiro não tem mais o mesmo interesse de outros anos pela Copa do Mundo. As conversas nas ruas e a audiência gigantesca da TV e dos serviços de streaming que estão transmitindo o mundial mostram que o torneio é “O” assunto do momento. Além disso, no Brasil e no mundo, a Copa está dominando as buscas no Google.
Recentemente, o Google divulgou dados de sua ferramenta Google Trends, levantando informações sobre os volumes de buscas de alguns termos relacionados à Copa do Mundo nas últimas semanas. O resultado da pesquisa mostra o quanto as pessoas estão interessadas no mundial na internet.
Para começar, nas últimas semanas, “Copa” é a palavra mais buscada no Google no Brasil. O termo superou até mesmo palavras como “clima” e “tradutor”, que geralmente estão no topo dessa lista. Os termos “Copa do Mundo” e “Brasil” completam o pódio dos mais buscados no país recentemente.
Mas essa tendência não é só brasileira. No mundo inteiro, o termo “World Cup” (Copa do Mundo, em inglês), foi o mais buscado no mundo inteiro, à frente de pesquisas populares, como “google”, “youtube”, “translate” e “weather”.
De acordo com a AWISEE, agência especializada em SEO – mecanismos de otimização de busca – esse volume de buscas por um mesmo termo representa um paradoxo para os criadores de conteúdo. Enquanto o Google reconhece a importância do assunto no período e dá destaque aos conteúdos sobre ele, ao mesmo tempo a concorrência para ser bem rankeado com essas palavras-chave é muito grande.
A análise feita pelo Google também revelou qual foi a partida mais buscada no site na primeira rodada da Copa. Entre os 16 jogos realizados nos cinco primeiros dias, o jogo Alemanha x Japão foi o mais procurado.
Entre as seleções, com exceção do Brasil, a Argentina foi a mais buscada. Catar, Alemanha, Japão e Costa Rica também foram muito procurados no site.
Transmissão de Casimiro Miguel também bate recordes
Além das buscas no Google, outro indicador de que a Copa do Mundo é o principal assunto dos brasileiros atualmente é o alcance das transmissões do streamer Casimiro Miguel, que comprou os direitos de mostrar a Copa do Mundo no Youtube e na Twitch.
No primeiro jogo do Brasil – vitória por 2×0 contra a Sérvia, no dia 24 – a live do Canal do Cazé no Youtube bateu o recorde mundial de audiência simultânea na plataforma.
Até então, esse posto era da cantora Marília Mendonça, que havia reunido 3,31 milhões de pessoas assistindo sua live ao mesmo tempo em 2020. Durante a partida da semana passada, Casimiro chegou a ter 3,37 milhões de pessoas assistindo a seu canal simultaneamente no Youtube. Isso sem contar as mais de 400 mil pessoas que também estavam ligadas na transmissão via Twitch.
Ao todo, Casimiro vai transmitir 22 partidas durante a Copa do Mundo. Entre elas, estão todos os jogos do Brasil, além das semifinais e finais do mundial.
Brasil busca o título 20 anos depois
Com tanta audiência, a seleção brasileira segue firme na busca pelo sexto título mundial. O Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo, com cinco estrelas, e em 2022 só pode ser alcançado pela Alemanha, que tem quatro títulos. A seleção canarinho, porém, não conquista um título desde 2002, quando foi campeã na Copa da Coreia e do Japão.
A Copa do Mundo de 2022 está sendo disputada no Catar. A competição começou no dia 20 de novembro, com vitória do Equador por 2×0 sobre os anfitriões, e terá sua final no dia 18 de dezembro, em partida que será disputada a partir do meio-dia no horário de Brasília.