Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Após três anos do anúncio, obra na RFFSA de Juazeiro entrará na fase orçamentária
Sarah Gomes
Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Em abril de 2017 a Secretaria de Cultura (Secult) anunciou que transformaria a antiga Estação Ferroviária de Juazeiro do Norte no Museu do Trem. Três anos se passaram e agora, em janeiro de 2020, o orçamento do projeto está sendo elaborado.

O projeto sofreu algumas alterações entre a idealização e a elaboração. Em 2017, o então titular da Pasta Alemberg Quindins apresentou uma ideia grandiosa.

Vagões seriam colocados sobre os trilhos antigos e desativados que ainda permanecem em frente à estação. Esses vagões seriam ocupados por bares, cafés e ateliês. No local aconteceriam oficinas de arte e exposições temporárias. O VLT do Cariri também seria transformado em um Centro Cultural sobre trilhos.

Esse projeto inicial estava de pé até agosto do ano passado.

Na última sexta-feira (24), a Secult apresentou novos detalhes sobre as obras e algumas alterações no projeto. O equipamento agora será chamado de Centro de Cultura Daniel Walker, em homenagem póstuma ao historiador juazeirense. O Centro será organizado em três ambientes abertos à visitação pública.

Um dos ambientes apresentará uma exposição permanente sobre a história da linha férrea em Juazeiro do Norte e no Ceará. Em outro ambiente será instalado o salão para realização de exposições de curta duração. E, por fim, o terceiro ambiente será ocupado por um restaurante.

A previsão da Prefeitura de Juazeiro do Norte é que a reforma da Estação Ferroviária seja finalizada até o final de julho deste ano.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade