Compartilhar
Publicidade
Publicidade
A Liga Inglesa Premier e Sua História
Agência Miséria
Foto: tookapic/Pixabay

Neste ano de 2023, a Liga Inglesa chega a sua temporada 31, mas no início, nem tudo foram flores. Para alcançar o nível de competitividade que temos hoje, foi preciso bastante investimento e reformulação feita pela FA (Associação de Futebol) inglesa durante a década de 90.

Mas um fato trágico foi um dos responsáveis por toda essa revolução que aconteceu na Liga. Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a tragédia de Hillsborough causada por hooligans (torcedores ingleses radicais) do futebol inglês. Para apostar em times da Liga Inglesa, entre em apostasagora.io e cadastre-se!

Em 1985, durante a partida entre Bradford City e Lincoln City, ocorreu um incêndio que atingiu as arquibancadas do estádio, causando a morte de 56 torcedores que estavam presentes no local. Em seguida a essa tragédia, o Liverpool foi a Bélgica enfrentar a Juventus, e 39 torcedores da equipe inglesa morreram em brigas antes da partida. Com todos esses fatos, ficava evidente que a Liga não tinha condições de realizar mais competições e também de não disputar mais nenhum campeonato europeu.

Esse fato mostrou que a Liga Inglesa precisava de uma urgente reformulação, e assim os principais clubes ingleses se reuniram e decidiram por criar uma nova liga. Os clubes tiveram então melhores condições nos estádios, maior segurança nas arquibancadas e maior visibilidade de patrocinadores.

Com isso, os clubes conseguiram se desvincular da Football League e puderam fundar a Premier League, voltando assim ao topo das competições de futebol de todo o mundo. Durante toda essa mudança, alguns patrocinadores importantes como a empresa de bebidas Carling e os cartões Barclays se interessaram e fizeram acordos para poder patrocinar a competição.

Hoje em dia, a liga se fortaleceu tanto que os clubes recebem milhões em direitos televisivos e de publicidade, e as super contratações (como foi o caso de Cristiano Ronaldo) não param mais. Estima-se que as receitas pagas pela Premier League aos clubes ultrapassaram a casa de 2 bilhões de libras na temporada 2017 e 2018. Tanto que o clube considerado mais valiosos e ricos do mundo é o Manchester United, seguido do espanhol Real Madrid e Barcelona.

Investimento no Futuro

A Liga Inglesa também se destaca bastante no campo da responsabilidade social não só com o país, mas no mundo do futebol em geral. Os clubes ligados a Premier League são responsáveis por financiar instalações comunitárias e projetos nacionais para o desenvolvimento das divisões de base.

O intuito dos projetos instaurados pela Liga é de inspirar crianças e adolescentes a desenvolverem suas habilidades através de recursos didáticos gratuitos em suas escolas. Todo esse investimento é financiado pelo dinheiro recebido dos jogos e demais atividades os quais os clubes estão envolvidos.

Há também a Liga Juvenil, onde os jogadores mais jovens competem de forma organizada e semelhante a Premier League principal. Além disso, os treinadores podem contar com os jogadores mais jovens para compor a equipe principal no futuro. Sendo assim, os clubes ingleses são os que mais valorizam e investem nos campeonatos de base.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade