Foto: Reuters
Pela primeira vez em 40 anos, uma parceria 100% brasileira conquistou um título do Grand Slam, grupo dos quatro torneios mais importantes do tênis profissional. A dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos venceu os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna na última quinta-feira (26) e conquistou o Aberto da Austrália de tênis. A vitória foi por 7/6 (7/2) e 6/2.
Luis Stefani tem, no seu retrospecto, feitos inéditos para o país no esporte. Dois anos atrás, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou, junto com Laura Pigossi, a medalha de bronze nas duplas femininas, a primeira medalha olímpica do tênis brasileiro nos Jogos. Já Rafael Matos, 29º no ranking masculino de duplas, conquistou seu primeiro título de grande expressão no circuito.
“É muito especial para mim e para o Rafa. É uma honra. Na época do torneio de Wimbledon, no ano passado, Rafa [Matos] me explicou como eu estava indo. Eu estava em recuperação, e ele me perguntou se nós poderíamos jogar [duplas] mistas quando eu voltasse. Foi uma grande motivação para eu continuar trabalhando duro, e aqui estamos, ganhando nosso primeiro Grand Slam na Austrália”, disse a tenista brasileira.
Rafael destacou o fato de dividir a quadra com outro brasileiro. “Uma energia tão boa, uma ótima comunicação dentro e fora da quadra. É um sonho que virou realidade”, afirmou.
Retrospecto brasileiro
É o sexto título do Brasil em duplas mistas em Grand Slams. Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975) também alcançaram o feito.
Ao somar todas as conquistas em duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil, agora, tem 22 títulos de Grand Slams. Antes, porém, sempre numa parceria de brasileiro com tenista de outro país.