Foto: Karm SAHIB / AFP
A brasileira Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Skate Street, no último domingo (05), ao vencer o Campeonato Mundial disputado nos Emirados Árabes Unidos. Com o título, a “fadinha” chegou aos 80 mil pontos no ranking da modalidade e se aproxima da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na final, Rayssa marcou 255,58 pontos, superando a australiana Chloe Covel, de apenas 12 anos, e a atual campeã olímpica, a japonesa Momiki Nishiya, com 253,31 e 253,11 pontos, respectivamente. As brasileiras Gabriela Mazetto e Pamela Rosa, que também participaram da final, ficaram na 6ª e na 8ª posição.
Com o título, Rayssa Leal unifica os dois principais títulos do skate street mundial: em novembro de 2022, conquistou a Liga Mundial e, neste domingo, o título do Campeonato Mundial. Em 2019, aos 11 anos, a Fadinha já havia se tornado vice-campeã mundial e em 2021, conquistou a prata olímpica.
Em suas redes sociais, Rayssa comentou o título. “”Ninguém conquista nada sozinho. Eu sou abençoada por ter o apoio da minha família e do meu time, que só me fortalece nos momentos de dificuldade. E hoje, o meu agradecimento especial é para o meu fisioterapeuta [Alison Leff Paz], que elaborou um plano de tratamento intensivo que me fez melhor dia pós dia, me fazendo subir cada degrau até o topo. Alisson, muito obrigada!”, disse a skatista em post no Instagram.