Foto: Laurence Dutton/ Getty Images
De acordo com um artigo publicado nessa segunda-feira (20), na “Nature Medicine”, um homem de 53 anos de idade, da Alemanha, é o quinto paciente a ser curado do vírus HIV após receber um transplante de células-tronco em 2014.
De acordo com o estudo, a primeira pessoa a ser curada foi Timothy Ray Brown, divulgado pelos pesquisadores como “o paciente de Berlim”. Três outras pessoas também foram curadas, incluindo “o paciente de Londres” em 2019, o paciente “The City of Hope” e “pacientes de New York” em 2022. Todos os quatro foram submetidos a transplantes de células-tronco.
O tratamento é habitualmente utilizado para o terapia contra o câncer de sangue. Para a pesquisa, as células receberam uma mutação resistente ao HIV de seus doadores, que exclui uma proteína em que o vírus normalmente usa para entrar nas células sanguíneas.
De acordo com dados das Nações Unidas em 2021, a estimativa de pessoas em todo o mundo que têm HIV é de 38,4 milhões. Destes, 36,7 milhões são adultos e 1,7 milhão, crianças menores de 15 anos.
Apesar de ainda não haver cura para o vírus, alguns pesquisadores começaram a implementar transplantes de células-tronco como tratamento, permitindo que os médicos insiram genes ou mutações anti-HIV no novo sistema imunológico de uma pessoa afetada. Os resultados começaram a serem divulgados nesta semana, com ótimos prognósticos.