Foto: Reprodução
A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica alcançou um novo patamar no último final de semana. No último sábado (18), Giovana Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges colocaram o Brasil no pódio ao somar 63.850 pontos na prova geral.
A disputa geral é a prova olímpica da competição de conjuntos da ginástica rítmica.
A seleção brasileira chegou à primeira medalha da história do país após se classificar em segundo lugar na série dos cinco arcos e em quarto na série mista, totalizando 63.850 pontos, atrás de Bulgária, com 64.700, e Israel, campeão com 65.450. Essa é a primeira vez que uma equipe fora da Europa e da Ásia conquista uma medalha no geral de uma etapa da Copa do Mundo.
O Brasil já havia subido ao pódio duas vezes em etapas da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica: conseguiu o bronze em Pesaro, na Itália, em 2022, e em Minsk, a capital de Belarus, em 2013. Porém, essas duas medalhas foram conquistadas na série mista. Nos Jogos Olímpicos, apenas a prova geral é disputada.
Em entrevista após a competição, a treinadora Camila Ferezin considera que o Brasil passou a ser visto na modalidade.
“Logo depois da nossa apresentação nos arcos, todos os outros times começaram a nos observar. Estão de olho na gente agora. Acho que esta é uma vitória de muitas entidades, de muita gente. Tivemos alguns problemas para formar esta equipe, mas conseguimos superá-los, porque temos 12 ginastas treinando lá em Aracaju. Esta é uma vitória das nossas meninas, da CBG e do COB. Muita gente nos empurrou para chegarmos aonde estamos”, afirmou a treinadora.
Retrospectiva
No Mundial de 2022, disputado em Sofia, na Bulgária, o conjunto brasileiro conquistou a quinta colocação na prova geral e ficou bem próximo do pódio, que já garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputado em 2021, a seleção brasileira ficou na 12ª posição na prova geral. A expectativa é que o conjunto brasileiro consiga a vaga para os Jogos de Paris no Mundial deste ano, previsto para acontecer em Valência, na Espanha.