Foto: Agência Brasil
Em matéria publicada nesta tarde (3), o Jornal Folha de São Paulo afirma que o governo Lula (PT) planeja suspender o processo de implantação do Novo Ensino Médio (NEM). De acordo com o jornal, uma portaria com a ação deve ser publicada já nos próximos dias. O documento permitirá a paralisação dos prazos atualmente em vigor e que são responsáveis por guiar o processo de implantação do NEM.
Salienta-se que o terceiro governo Lula vem sofrendo uma série de pressões de movimentos sociais para a revogação do Novo Ensino Médio, que vem em implantação oficial desde 2022. O NEM foi criado ainda durante a gestão Temer (MDB), porém, as alterações efetivas tiveram início apenas durante o último ano do governo Bolsonaro (PL).
O atual ministro da Educação, Camilo Santana, vem defendendo que apenas a revogação não seria suficiente. Segundo o ex-governador do Ceará é necessário “construir, fazer mudanças adaptadas às realidades e vendo as condições reais dos Estados e implementá-las como foi realizada nos últimos anos.”
A expectativa é que a portaria tenha duração de ao menos 90 dias, período que durará a consulta pública iniciada pelo Ministério da Educação sobre o tema.