Getty Images
Em um estudo inédito realizado pelo Serasa Experian sobre o perfil dos brasileiros, foi identificado que 35,3 milhões de brasileiros não possuem registros financeiros. Na pesquisa, constatou-se que um em cada cinco brasileiros não possui registro bancário, cadastro positivo, cartões ou outras formas de crédito ativas.
Logo, isso representa um total de 21,7% da população adulta do país que não possui empréstimos, contas de consumo, financiamentos ou faturas de cartão de crédito registrados no CPF. Essas pessoas são denominadas de “pessoas sem informação de crédito”. Essas pessoas geralmente utilizam o crédito de forma esporádica, sem atividades recentes em seu histórico.
Ao todo, 19,4% dessas pessoas estão em território paulista. O Ceará aparece na oitava posição, empatado com o Pará, com 4,9% de invisíveis aos serviços financeiros.
Na pesquisa constatou-se ainda que o desse quantitativo, grande parte é composto por jovens, que em sua maioria, ainda não iniciaram a vida financeira. Na faixa etária de 21 a 30, 6,9 milhões de pessoas, ou 19,5% do total desse público, não possuem informação de crédito.
Recortes
Durante o estudo também observou-se que quando o recorte recai sobre a renda dos indivíduos, quanto maior a remuneração mensal, menos o público deixa de ser invisível financeiramente.
Outro ponto a destacar é que quem recebe até um salário mínimo por mês (R$ 1.320), não tem, em sua maioria, registros financeiros ou bancários. Mais de 77% dessa parcela populacional, ou 27 milhões de pessoas, são consideradas pessoas sem informação de crédito.
O Sudeste lidera com folga o número de pessoas sem informações de crédito. Ao todo, os quatro estados, somados, respondem por 39,2% de todo o público. São Paulo tem a maior fatia da região – e do país.