Foto: Agência Brasil
A Fundação Getúlio Vargas divulgou nessa segunda-feira (22) a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com o órgão, o PIB cresceu 1,6% quando comparado nos primeiros três meses deste ano. A FGV comparou os dados com as informações do último trimestre de 2022.
Salienta-se que a Fundação apontou, ainda, que quando o ponto de comparação é o primeiro trimestre de 2022, o crescimento é maior, chegando a 4,5%. Pontua-se, todavia, que os dados não oficiais, já que as medições consideradas pelo governo e pelo mercado são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pondera-se que há, também, uma diferença metodológica, já que o monitor do PIB atualizado pela FGV estima o resultado das riquezas nacionais mensalmente, e utiliza como base para isso os dados trimestralmente divulgados pelo IBGE.
Nessa linha, indica-se que a FGV ressaltou um crescimento no nível de consumo das famílias de 4,7%. O consumo foi expandido especialmente entre os bens e serviços duráveis.