Foto: Marcos Moraes/Unsplash
A presença de diferentes nacionalidades em um elenco costuma ser padrão nas equipes inglesas. Se olharmos para os titulares do Manchester City, atual campeão da Premier League, é possível encontrar representantes de oito países diferentes. O impacto é positivo, inclusive deixando a marca da equipe mais global, algo que acontece com o Brighton & Hove Albion, como mostra a reportagem feita pelo blog da Betway.
O pequeno clube britânico tem crescido nas últimas temporadas, e vem se consolidando como uma das principais surpresas do futebol inglês. No ano passado, por exemplo, ficou em nono lugar e por pouco não garantiu uma vaga na Liga Europa. Isso é algo que o elenco não vai deixar escapar em 2023, com o Brighton conseguindo fazer a melhor campanha de sempre com mais de 60 pontos marcados. A posição na tabela é melhor que a de adversários mais tradicionais, como o Chelsea e o Tottenham.
No entanto, o que a reportagem do Betway Insider aborda é mais o impacto que os jogadores do Brighton estão conseguindo ter. O atacante Kaoru Mitoma é responsável pelo maior interesse dos asiáticos na equipe, sobretudo os japoneses. Alguns torcedores entrevistados afirmam que foram até Londres para assistir à semifinal da Copa da Inglaterra pelo jogador que também defende a seleção japonesa. É um efeito importante que faz do pequeno clube britânico mais global e conhecido.
Um número interessante é na venda de produtos do Brighton no Japão, que aumentou em 400%. Uma prova de que Mitoma conseguiu atrair o interesse de vários apaixonados por futebol. Porém, ele não é o único, inclusive com torcedores japoneses preferindo Alexis Mac Allister, meia argentino e camisa 10. O jogador foi titular na Copa do Mundo, e saiu de lá com a taça para dar ainda mais evidência ao clube. Por isso, ele também entra na lista de mais admirados.
Outras nacionalidades
A equipe da Betway, site de apostas online, também mostra como outros jogadores conseguem impactos semelhantes. No caso, eles falam do alemão Pascal Gross e do espanhol Robert Sanchez, ambos também lembrados constantemente pelos torcedores. É uma prova de que as equipes menores podem atrair nomes estrangeiros, e sair ganhando em vários aspectos.
No caso do Brighton, os bons resultados vieram junto, e a equipe está cada vez melhor. Um projeto que começou em 2009, quando Tony Bloom comprou 75% das ações da equipe, e agora vem dando bons frutos. Uma classificação para a Liga Europa seria um prêmio de reconhecimento, sobretudo em uma liga cheia de equipes bilionárias. O segredo foi investir em estrutura, e não apenas em jogadores. Afinal, isso garante maior qualidade na vida dos profissionais.
Logo que assumiu o controle da instituição, Bloom investiu em um estádio próprio e totalmente inovador. O Falmer Stadium, que custou mais de R$ 550 milhões, foi inaugurado em 2011, e até hoje é a casa do Brighton. Um dos melhores estádios da liga, superando até mesmo a casa de outros times tradicionais.
Mais títulos
O próximo passo do Brighton é transformar tudo isso que falamos em conquistas. Desde que foi criado, em 1910, a equipe só ganhou um título nacional, e justamente neste primeiro ano de vida. Ou seja, são mais de 100 anos sem conquistar qualquer troféu. Isso pode mudar, caso a evolução da equipe se mantenha no futuro. Os torcedores acreditam nisso, e devem apoiar até o final.
Neste ano, a equipe chegou perto da final da Copa da Inglaterra, mas acabou caindo nos pênaltis para o Manchester United. Apesar disso, foi uma campanha surpreendente, que pode se repetir na próxima temporada. Os palpites de futebol para o Brighton devem ficar cada vez mais otimistas, pois os resultados estão melhorando. O segundo título da história do time pode estar mais perto do que os torcedores imaginam.
Enquanto isso, a equipe segue no projeto de crescer no futebol inglês. Algo que não é fácil, pois os rivais costumam ter bilhões de libras para gastar em todos os anos. Só que isso tem sido superado pelo Brighton, sobretudo nestas duas últimas temporadas. O próximo desafio é se manter assim, colocando-se como um dos melhores clubes da Premier League, inclusive com jogadores de várias nacionalidades.