Foto: Reprodução
A temporada europeia está chegando ao fim e, assim, começa o momento em que os clubes começam a reforçar seus elencos. É claro que ainda falta a final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Inter de Milão, marcada para o dia 10 de junho. Para saber quem é o favorito, visite a Pixbet e confira a expectativa para o jogo mais aguardado do ano.
Após a final da Liga dos Campeões, todas as atenções estarão voltadas para as transferências que acontecerão a partir de julho. São jogadores que mudam de equipe, de cidade, país…E, claro, existem aqueles atletas cujo os contratos estão no fim e ficarão livres no mercado.
A partir de julho, mais de 50 jogadores de alto nível ficarão sem vínculo com seus atuais clubes. Ou seja: qualquer time poderá contratá-los sem ter que pagar uma taxa de transferência. Na lista estão estrelas como dois campeões mundiais (Messi e Di María), o mais recente vencedor da Bola de Ouro (Benzema) e o jogador eleito o terceiro melhor jogador do Mundial do Qatar (Modric).
Messi é talvez o caso mais emblemático de todos eles. O argentino, vencedor da Copa do Mundo no Catar e sete vezes vencedor da Bola de Ouro, verá seu contrato expirar em breve e há poucos indícios de que ele renove no PSG. O ponto alto do futuro rompimento aconteceu após Messi viajar à Arábia Saudita sem autorização do PSG. Torcedores protestaram contra o atleta, com vaias durante os jogos e cantos hostis na porta de sua casa.
Dificilmente outro clube pagaria os 41 milhões de euros por ano que Messi, aos 35 anos, ganha no PSG. Porém, a realidade é que já há notícias que dão conta de uma possível proposta do Al Hilal, da Arábia Saudita, que estaria disposto a bancar os altos valores exigidos pelo atleta. Com ou sem proposta do exterior, é difícil que Messi permaneça na França.
Benzema é um exemplo particular e peculiar. Seu contrato continha uma cláusula segundo a qual ele renovaria por mais uma temporada se ganhasse a Bola de Ouro – como foi o caso – mas a renovação não é automática e essa questão será resolvida no final da atual temporada. Apesar de ser capitão da equipe e um dos melhores atacantes do mundo, o atleta terminou jogando abaixo do esperado e isso pode impactar na decisão do Real Madrid em prosseguir ou não com a renovação.
As renovações de Modric e Asensio, assim como a de Kroos, estão no ar. Asensio tem ofertas significativas da Inglaterra e da Itália e nada foi decidido. Sobre Kroos, o alemão disse que não sabe se vai renovar ou se aposentar do futebol, mas que se continuasse jogando só o faria pelo Real Madrid, não assinaria por outro clube.
Outro que estará livre em breve é o meio-campista francês N’Golo Kanté, que já avisou ao Chelsea que pretende deixar o clube. O brasileiro Firmino, do Liverpool, também não teve o contrato renovado e ficará livre no mercado. Há quem diga que o Corinthians tem interesse, mas os valores salariais assustam.
Diante de tantos jogadores livres no mercado, só podemos esperar um mês de julho agitado e com muitas negociações!