Foto: Karina Zambrana /Ascom/MS
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, foram registradas pelo Programa Mais Médicos 34.070 profissionais inscritos para 5.970 vagas, o maior número já alcançado pelo programa desde a sua criação. As inscrições foram finalizadas nessa quarta-feira (31), médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros também puderam se inscrever, estes atuarão em vagas não ocupadas por médicos com registro brasileiro.
Dos 34.070 inscritos, 30.175 são profissionais brasileiros. Segundo os dados divulgados pelo ministério, 19.652 são médicos com registro profissional; 10.523 são brasileiros com registro no exterior; e 3.895 são estrangeiros com registro no exterior.
A expectativa é que, a partir de 16 de junho, seja divulgada a confirmação das vagas e dos locais escolhidos pelos candidatos. Para alocar os candidatos, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. Em questões de empate, serão priorizados os candidatos que residem mais próximos do local de atuação, de maior idade e com maior tempo de formado.
Conforme o Edital, a bolsa-formação é de é de R$ 12,3 mil por mês, pelo prazo de 48 meses. Os médicos alocados em locais de de extrema pobreza e vulnerabilidade, devem receber um percentual maior.