Foto: Divulgação/ PMJN
O efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte iniciou, na última segunda-feira (19), o curso de nivelamento técnico-profissional para aquisição do porte institucional de arma de fogo. A medida é uma promessa de campanha do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que acompanhou a aula inaugural no auditório da Secretaria de Educação.
A capacitação é ministrada pela Academia Municipal de Segurança Pública (Amup), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp). De acordo com a pasta, 60 guardas municipais serão capacitados. A previsão é de que os agentes estejam habilitados para o uso de armas até fevereiro do ano que vem.
De acordo com a Sesp, a capacitação tem carga horária de até 576h presenciais, remotas, teóricas e práticas. Neste primeiro momento, os GCMs receberam orientações sobre abordagem em pessoas trans e travestis. O curso ainda abordada temáticas que vão de legislação, ética, direitos humanos até defesa pessoal e violência escolar.
“Estamos realizando um sonho de assegurar a nossa segurança e a segurança da população de Juazeiro do Norte”, afirmou o comandante da GCM, Jozimar Correia.