Foto: Petrobras/ Divulgação
Nesta quarta-feira (21), a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) para a Grepar Participações foi aprovada, por unanimidade, durante votação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O conselho seguiu o voto da relatora, Lenisa Prado. A refinaria está localizada no bairro Mucuripe, em Fortaleza.
O acordo deverá ser assinado em até 30 dias, sob pena de reprovação do negócio. Assim que a homologação do acordo for publicada, a Grepar está autorizada a assumir a operação. A decisão será enviada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para ciência e acompanhamento dos termos.
Em comunicado à imprensa, a Grepar afirmou que “planeja expandir a produção de asfaltos em 30% e estabelecer uma nova unidade de produção de óleos lubrificantes naftênicos”.
A refinaria é a única produtora de óleos básicos naftênicos do Brasil, material base da composição de lubrificantes para motores elétricos, fluidos hidráulicos, transformadores, graxas industriais, entre outros produtos.
Ainda de acordo com o comunicado, a expansão “resultará em uma redução da importação desse insumo de outras regiões. Atualmente, a Lubnor é responsável por 10% da produção de asfalto no País e atende à demanda dos estados do Norte e Nordeste, em especial o Ceará”.
A empresa estima investir “aproximadamente US$ 60 milhões em bens de capital e US$ 20 milhões em aperfeiçoamento operacional, com o objetivo de aumentar a capacidade de refino”, bem como manter até 250 empregos diretos e 600 indiretos.
Já a Lubnor é líder na produção de asfalto no País, com capacidade de processar 8 mil barris por dia, utiliza o petróleo pesado produzido nos estados do Espírito Santo e Ceará.