Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução)
A edição desta semana do Boletim Focus, divulgado no início da manhã desta segunda-feira (26) pelo Banco Central, ampliou a estimativa de crescimento da economia brasileira. Segundo o documento a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) seja alargado em 2,18%. Esse valor significa um crescimento de 0,04% se comparado ao boletim publicado na semana anterior.
O documento editado semanalmente pelo BC vem trazendo apontamentos de ampliação da economia em nível nacional há sete semanas consecutivas. Nessa linha, como ponto de comparação, pondera-se que há um mês a projeção era de que o PIB brasileiro encerrasse 2023 com uma margem positiva de 1,26%.
O mercado também revisou a projeção da inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi reduzido de 5,12% para 5,06%. Entretanto, observa-se que mesmo com essa melhora no indicador de inflação, o resultado ainda é acima da meta estabelecida, que é de 3,25% com uma tolerância de um 1,5%. Ou seja, o limite máximo da meta de inflação é de 4,75%, já o mínimo é de 1,75%.