Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará ainda registra 21 açudes transbordando
Os 157 reservatórios monitorados registram 50,1% da capacidade hídrica instalada. Um dos melhores resultados dos últimos dez anos.
Paulo Junior
Foto: Divulgação/ Cogerh

O Ceará começou o mês de julho ainda colhendo frutos do período chuvoso. Um mês após o fim da quadra de precipitações mais intensas, o estado ainda registra ao menos 21 açudes transbordando, é o que aponta o monitoramento realizado pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh). Existe, também, outros 50 reservatórios com capacidade acima de 90%.

Importante destacar que o órgão acompanha um total de 157 reservas hídricas em todo o estado. Em 2023 o Ceará observou chuvas dentro da média histórica, o que fez com que o volume de águas acumulado atingisse um dos melhores resultados dos últimos dez anos. Atualmente o sistema da Cogerh registra que 50,1% da capacidade hídrica cearense está preenchida.

Destaca-se que entre as bacias hidrográficas, a maioria apresenta um volume de relativo equilíbrio estando acima dos 60% de preenchimento. Caso da bacia do Alto Jaguaribe, que abrange boa parte do Cariri, que acumula 64,1% de ocupação. Algumas outras estão em estado de atenção, situação do Sertão de Crateús, local em que os reservatórios mantém uma taxa de reserva abaixo de 30%.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade