Foto: Divulgação
Morreu na manhã de hoje (24) a cantora Leny Andrade, ela estava internada em um hospital carioca desde a semana passada. A morte da artista foi confirmada pela assessoria de comunicação do Retiro do Artistas, local em que Leny morava desde 2018. Pondera-se que Leny vinha tentando se recuperar de uma pneumonia desde junho, quando chegou a ser intubada.
Leny é um dos grandes nomes da história da música brasileira, ela havia completado 80 anos em janeiro. Ao longo de mais de 50 anos, ela gravou cerca de 34 discos e figurou entre os nomes mais relevantes do cenário cultural nacional. As questões de saúde levaram a artista a se afastar dos palcos, porém, até 2022 ainda realizava gravações. Sua última canção registrada em estúdio foi feita no final do ano passado, quando regravou uma canção dos anos 1950 em comemoração aos seus 80 anos de idade.
Orgulhosa de ser voz para compositores brasileiros, em seu trajeto conta com canções escritas por Antônio Carlos Jobim, Ivan Lins, Roberto Menescal e Djavan. Alguns clássicos em sua voz são ‘Estamos aí’, ‘A sensação’ e ‘Batendo a porta’.
Veja a cantora interpretando ‘Batendo a Porta’, em homenagem ao compositor João Nogueira: