Foto: Hiane Braun
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional junto ao Consórcio Operador da Barragem de Jati, realizará simulado de evacuação das famílias que residem dentro do perímetro da Zona de Autossalvamento, no dia 10 de agosto, às 16h, com previsão de encerramento às 17h. A simulação integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem Jati, e são fundamentais para treinar a população, órgãos públicos de proteção e o consórcio operador do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Eixo – Norte, de como devem agir em uma eventual emergência. A atividade é preventiva e não houve alteração no nível de segurança da barragem.
Participarão do exercício, além dos moradores, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias, Departamentos de Trânsito, Secretarias Municipais, e equipes do Consórcio Operador. Esse treinamento ocorrerá em caráter preventivo atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012).
Os moradores da região que devem participar do simulado já foram avisadas previamente. O objetivo é testar os equipamentos e as rotas de fuga, conscientizando os residentes sobre o alerta emitido pelas sirenes. Foram mapeadas cerca de 481 famílias, onde foram coletados os dados de 291 famílias, contabilizando 885 pessoas. Durante o simulado, as ruas pertencentes a Zona de Autossalvamento (ZAS), ficarão interditadas por 40 minutos, além da BR 116, no km 129 em Jati e a CE 153.
Ruas da Zona de Autossavalmento – ZAS:
- Avenida Expedito Almeida;
- Conjunto Belarmina- Rua A B C D;
- Rua Manoel José Diniz;
- Rua José Sebastião Alves;
- Rua Francisca Anália Diniz dos Santos;
- Rua Gilmar Moraes dos Santos;
- Avenida Prefeito José Humberto de Alcântara Gondim;
- Rua Padre Cicero;
- Rua Manoel Leobino;
- Rua Ademilton Matias Rocha;
- Rua Jonas Vidal, Rua José Siqueira Brito;
- Rua Antônio Vidal do Nascimento;
- Rua Leocádia Vidal da Silva;
- Rua Olívio Alves Rocha;
- Rua Francisco Juvino Gomes.