Foto: Rebeca Hoefler
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma plataforma que reúne dados de quase 15 mil espécies avaliadas quanto ao risco de extinção. Com o nome SALVE, o sistema vai facilitar a gestão do processo de avaliação de espécies ameaçadas, além de contribuir para a geração de conhecimento e a implementação de políticas públicas para o país. A plataforma pode ser acessado por qualquer pessoa que queira consultar as informações.
O sistema permite consultas pelo nome comum, ou pelo nome científico. O usuário ainda pode obter dados como grupo, categoria, última avaliação, estados, bioma, classificação taxonômica, distribuição, história natural, entre outros. A plataforma também oferece consulta por recortes já prontos, como por exemplo a categoria das espécies criticamente em perigo. Caso deseje, o usuário pode baixar os dados da pesquisa efetuada.
Do total de espécies avaliadas no Salve, mais de 5500 possuem ficha publicada e mais de 1200 estão em alguma categoria de ameaça. A plataforma pode ser acessada no endereço: salve.icmbio.gov.br.