Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Energia elétrica foi totalmente restabelecida no Ceará, diz Enel
A energia restabelecida às 12h14.
Raiana Lucas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após o apagão de energia elétrica registrado na manhã desta terça-feira, 15, em todo o país, o Ceará teve energia restabelecida às 12h14. O apagão impactou o funcionamento de metrô, Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), semáforos e também as operadoras de telefonia, que apresentaram falta de conexão total. A saúde e setor aéreo mantiveram seus fluxos normais. Além da capital e região metropolitana, a queda de energia foi registrada em cidades do interior, como Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Em Sobral, o VLT teve as operações suspensas por motivos de segurança. Segundo a Metrofor, os trens tinham energia para funcionar, mas os computadores da central de controle ficaram inoperantes durante o apagão. As demais linhas do VLT, em Fortaleza e no Cariri, não tiveram o funcionamento afetado. As unidades de saúde do estado funcionaram normalmente, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela administração de energia elétrica no país, o apagão começou na Subestação Xingu, que fica próxima a Belo Monte, no Pará, responsável pela distribuição para o restante do país, o que causou um efeito cascata, afetando vários estados. Segundo a ONS, o apagão que afetou o Sul e o Sudeste do país foi uma “ação controlada”, ou seja, proposital, para evitar que o problema na rede se espalhasse.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade