Foto: José Leomar/ Alece
O Governo do Ceará já reduziu em até 60% a fila de cirurgias eletivas em relação ao total cadastrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) em janeiro deste ano. A informação foi anunciada pela secretária estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho, em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alece), nessa quinta-feira (17).
De acordo com a secretária, 31 mil cirurgias foram realizadas entre janeiro e abril deste ano. Ela afirmou ainda que, do orçamento total a ser aplicado em saúde em 2023, no valor de R$ 9,3 bilhões, 11,78% já foram utilizados, o que corresponde a aproximadamente R$ 1,1 bilhão.
A meta, conforme anunciou a secretária, é que até o final do ano sejam realizadas todas as cirurgias cadastradas até 31 de janeiro e parte daquelas cadastradas após 1° de fevereiro. “Outros 14 mil não foram encontrados ou já realizaram a cirurgia, então é importante que essas pessoas continuem atualizando seus dados no sistema”, afirmou.
Os números de 2023, conforme observado pela titular da Sesa, superam os dos últimos quatro anos tanto em número de internações na rede hospitalar quanto nos produtos da atenção básica – ações de promoção e prevenção em saúde, procedimentos com finalidade diagnóstica, procedimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos.