Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Pesquisadores vão ao RJ para coletar mapas históricos para defesa do CE em litígio com PI
Segundo os pesquisadores, o material coletado comprova que a região da Serra da Ibiapaba pertence ao Ceará
Rogério Brito
Foto: Divulgação/ Alece

Pesquisadores do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Ceará, foram ao Rio de Janeiro para coletar mapas e documentos históricos para embasar a defesa de parte do território cearense na disputa litigiosa com o Piauí. Segundo os pesquisadores, o material coletado comprova que a região da Serra da Ibiapaba pertence ao Ceará.

“Nós temos a carência, no Ceará, de diversos documentos da época do Brasil Colônia, quando havia as capitanias hereditárias e de quando houve a transformação das capitanias em províncias, depois em estados. Precisamos trazer toda esta documentação que mostra como se deram as transformações territoriais”, afirma o coordenador do Celditec, Luis Carlos Mourão.

Ainda de acordo com Mourão, a decisão de coletar arquivos históricos no Rio de Janeiro foi tomada após constatar a carência de mapas antigos no Ceará. Em território fluminense, os pesquisadores visitaram três instituições: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IBGE), o Arquivo Histórico do Exército (AHEx) – um arquivo público militar – e o Arquivo Nacional, órgão criado em 1838.

“Não encontramos aqui [no Ceará] esta documentação. Como a entrega deste material só se dá através do contato pessoal, foi necessário nos deslocarmos ao Rio de Janeiro”, justificou.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade