Foto: Maurício Júnior
Está em vigor, desde a segunda-feira (21), a mudança que estabelece a redução do prazo para doação de sangue de pessoas tatuadas em 6 meses após o procedimento. Antes, era necessário aguardar doze meses para realizar a doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Além disso, os novos critérios abrangem às técnicas de micropigmentação e maquiagem definitiva.
Também houve mudanças relacionadas às pessoas com procedimentos estéticos. Agora, quem realizou botox, preenchimento ou fez uso de enzimas, pode doar sangue após 15 dias.
De acordo com o diretor de hemoterapia do Hemoce, Franklin Cândido, a decisão ocorreu a partir de estudos junto ao Ministério da Saúde. “A adoção dos novos critérios segue a portaria de consolidação do Ministério da Saúde que orienta todo o processo da doação e transfusão de sangue no Brasil. Após discussões e estudos, realizamos uma consulta junto ao MS sobre as possibilidades de alguns procedimentos que acontecem na nossa população, e de acordo com a orientação decidimos adotar os seis meses para tatuagem e 15 dias para botox. O nosso entendimento é que atualmente esses procedimentos são feitos de uma maneira mais segura. A alteração não modifica a segurança dos candidatos à doação e receptores de transfusão”, explicou.
Sobre as etapas da doação de sangue
A pessoa interessada em doar é avaliada em uma série de etapas, a fim de verificar se está em condição de saúde necessária para o procedimento. As etapas são: cadastro; avaliação de pré-triagem (em que são verificados peso, pulso, pressão arterial, temperatura e dosagem de hemoglobina); e triagem clinica, na qual a pessoa é entrevistada de forma sigilosa para analisar se a doação pode ser feita naquele momento.
Para seguir o protocolo de doação, o Hemoce cumpre critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de orientações da American Association of Blood Banks (AABB).