Foto: Reprodução
Na próxima segunda-feira (28), a partir das 14h, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza audiência pública para discutir estratégias para o fortalecimento e resgate da memória histórica de Bárbara de Alencar – figura histórica que desempenhou um papel significativo como patriota, ativista política e lutadora pela independência do Brasil.
“A importância de realizar uma audiência pública para discutir a vida e o legado de Bárbara de Alencar reside em reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres na história do Brasil”, avalia o deputado De Assis Diniz (PT), autor do requerimento para realização da audiência pública.
A proposta é que o encontro seja um espaço para a reflexão sobre a participação das mulheres na política, destacando a importância de sua voz e presença nos processos decisórios. Isso porque Bárbara de Alencar também desafiou as normas sociais da época ao educar seus filhos, incluindo sua filha, Ana Alencar, que se tornou a primeira mulher a receber uma educação formal no Ceará.
“Através desse evento, será possível compartilhar seu exemplo de coragem, resiliência e luta pela liberdade, inspirando outras pessoas a persistirem em suas próprias lutas e a promoverem mudanças positivas em suas comunidades”, acrescenta o deputado.