Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados para evitar incêndios nesta época do ano
O Tenente lembra que em casos de incêndios ou queimadas, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.
Raiana Lucas
Foto: Guto Vital

O clima quente e seco do segundo semestre no Ceará é propício para maior incidência de incêndios e queimadas. A TV Miséria foi até o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, e conversou com o Tenente Josimar Anastácio, sobre o número de ocorrências no segundo semestre, de como prevenir e as recomendações do órgão.

Segundo o Tenente, o aumento de registro de ocorrências de incêndios em vegetações na Região do Cariri tem início em julho, mas o pico maior será no mês de setembro. A realização de “brocas”, quando os agricultores realizam a limpeza de terrenos utilizando fogo, incêndios em terrenos baldios, devido ao abandono, e a queima de lixo são as mais comuns.

Atualmente a corporação atende cerca de 6 ocorrências por dia e a maioria são de incêndios em terrenos abandonados pelos donos, ocasionando o crescimento da vegetação no local, onde o ato de jogar uma bituca de cigarro pode ocasionar um incêndio.

As recomendações do órgão para os agricultores que irão realizar as “brocas” é ficar atento ao redor do local onde é colocado fogo, para que não se alastre, e acompanhar até o final. Sobre os incêndios urbanos, o Tenente pede a população para não ser ateado fogo no lixo, pois essa ação tem provocado danos a fiação de energia, telefonia e internet. Enquanto aos terrenos baldios, a orientação é realizar a limpeza do espaço para que a vegetação não alcance tamanhos que possam provocar incêndios de grandes proporções.

O Tenente lembra que em casos de incêndios ou queimadas, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193. Ele também faz um apelo a população para não realizar trotes, por atrapalhar o trabalho da corporação, fazendo com que ao se dirigir para uma ocorrência falsa, é deixado de ser atendido uma ocorrência real.

ASSISTA:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade