Foto: Hiane Braun
Para impulsionar a geração de renda e apoiar os negócios da população negra e dos povos de comunidades tradicionais, o Governo do Estado do Ceará e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), firmaram, na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio da Abolição, acordo de cooperação.
As ações serão fortalecidas na área das políticas públicas, através do trabalho conjunto da Secretaria da Igualdade Racial (SEIR) e Secretaria do Trabalho (SET), e ainda com o incentivo da iniciativa privada e apoio da sociedade civil para as atividades desses grupos.
A SEIR e Sebrae disponibilizarão estrutura para desenvolvimento de projetos, promoção de oficinas para empreendedores negros(as) e povos de comunidades tradicionais (quilombolas, ciganos e povos de terreiro). Os empreendedores serão preparados para as dinâmicas de mercado e acesso ao crédito, bem como instruções para a captação de recursos para os empreendimentos. Além disso, a SEIR realizará o mapeamento de empreendedores/as do estado.
O programa é voltado para empreendedores que exercem ou buscam exercer atividade produtiva de geração de renda, envolvendo produção, comércio e todos os tipos de serviços, com ênfase nos jovens, mulheres e pessoas de baixa renda, seja no meio urbano ou rural.