Compartilhar
Publicidade
Publicidade
‘Setembro Dourado’: médico oncologista comenta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil
O especialista destaca alguns sintomas que ajudam a identificar a doença.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Durante este mês de setembro, além da campanha de prevenção ao suicídio, também é promovido o “Setembro Dourado”, que busca conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes. Com isso, na manhã desta quinta-feira (14), a equipe de reportagem do Site Miséria esteve no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde conversou com o médico oncologista Wagner Martins sobre o assunto.

De acordo com o profissional, quanto mais cedo o câncer for identificado, mais rápida será a cura. Para isso, é importante que a família consiga perceber alguns sintomas que sugerem a doença na criança ou adolescente. Ele aponta que é necessário atentar-se a sinais como palidez, machas roxas e avermelhadas que aparecem de forma repentina, presença de linfonodos, infecções recorrentes ou que demoram para serem curadas, bem como dor óssea que limita a mobilidade, dor de cabeça associada com vômitos, entre outras características que aparentam inofensivas, mas podem significar algo.

Wagner também pontua que o câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia, seguido dos linfomas e tumores do sistema nervoso central. Já sobre os tratamentos, ele diz que dependem do tipo de câncer, sendo os mais comuns a radioterapia, quimioterapia, ou apenas a cirurgia.

O especialista ainda destaca que as famílias devem procurar os serviços de referência do Hospital, onde encontrarão atendimento especializado, a partir de consulta prévia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Veja abaixo esses e outros detalhes na entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade