Pedro do Flamengo. (Foto: Reprodução)
A final da Copa do Brasil de 2023 colocará frente a frente dois gigantes do futebol em busca da glória na competição mais prestigiada do país, com o São Paulo enfrentando o Flamengo no que promete ser um emocionante jogo de futebol de 180 minutos.
Ambos os times têm histórias contrastantes, com o Tricolor Paulista buscando adicionar a final da Copa do Brasil à sua longa lista de honras pela primeira vez em sua rica história, enquanto o Flamengo, vencedor em série, quer defender sua coroa e se tornar o segundo time mais bem-sucedido do torneio, ao lado do Grêmio, com cinco títulos – e apenas um atrás do Cruzeiro.
Se você quiser bet São Paulo x Flamengo, o Rubro-Negro é o favorito para ficar com a taça. Mas esta é a final e tudo pode acontecer, já que os dois times estarão prontos para a tarefa. O jogo de ida será no Maracanã, em 17 de setembro, e a partida decisiva acontecerá no Morumbi, em 24 de setembro.
Portanto, com tudo em jogo, vamos dar uma olhada em quatro jogadores – dois de cada equipe – que podem fazer a diferença na final da Copa do Brasil.
Gabriel Barbosa – Flamengo
Sempre que o Flamengo está envolvido, você sabe que Gabriel Barbosa será um dos principais perigos – afinal, ele não é chamado de “Gabigol” sem motivo. O jogador de 27 anos tem sido o coração do sucesso do Rubro-Negro nos últimos anos, desempenhando um papel importante na conquista de duas Copas Libertadores, dois títulos brasileiros da Série A e a Copa do Brasil no ano passado.
Barbosa marcou quatro gols e deu uma assistência em sete jogos na copa deste ano, marcando e dando assistência contra o Maringá, da Série D, na terceira rodada, quando o Flamengo evitou uma das maiores zebras da história do futebol brasileiro, e também marcou contra Fluminense, Atlético-PR e Germio até agora. Vai ser difícil pará-lo.
Alexandre Pato – São Paulo
Alexandre Pato voltou a vestir a camisa do São Paulo pela terceira vez e espera retribuir a confiança que o clube depositou nele durante os períodos difíceis de sua carreira com a conquista de alguns títulos. O jogador da seleção brasileira retornou em maio, mas ainda estava se recuperando de uma lesão no joelho e, por isso, perdeu várias semanas antes de estrear pela terceira vez com a camisa do Tricolor Paulista.
Pato tem sido pouco utilizado até o momento, limitando-se a entrar em campo desde que recuperou a forma física e marcando apenas dois gols em oito partidas. Mas ele é um jogador de qualidade para se ter nas fileiras e pode fazer uma grande diferença no banco de reservas, enquanto sua experiência dentro e fora do campo pode ser crucial para o São Paulo.
Pedro – Flamengo
Alguns podem argumentar que o surgimento de Pedro nas últimas temporadas tirou os holofotes de Barbosa, outros talvez afirmem que ele apenas ajudou a tirar o peso dos ombros de Gabigol e a pressão sobre ele na frente de gols. De qualquer forma, os torcedores do Flamengo certamente não vão reclamar.
O jogador de 26 anos marcou cinco gols em outros tantos jogos da Copa do Brasil nesta temporada, quatro dos quais foram marcados na goleada de 8 a 2 sobre o Maringá. O jogador de 26 anos tem se limitado a entrar no banco de reservas nos últimos meses, mas como se trata de uma final e considerando que ele marcou recentemente contra o São Paulo, Jorge Sampoali tem uma grande decisão a tomar.
Lucas Moura – São Paulo
Depois de um período na Europa com o Paris-Saint Germain e o Tottenham Hotspur, Lucas Moura voltou às suas origens no início de agosto, assinando contrato com o clube de sua infância após o término de seu contrato com o Spurs. Houve muita empolgação após o anúncio, e o jogador de 31 anos começou a trabalhar com rapidez em sua cidade natal.
Lucas tem três gols em sete jogos pelo São Paulo até o momento, inclusive marcando o gol decisivo na vitória de 2 a 0 sobre o rival Corinthians, que virou a maré a favor do Tricolor Paulista nas semifinais. Vale ressaltar que seu primeiro gol após seu retorno foi contra o Flamengo e sua presença faz com que aqueles que procuram uma bet pensem duas vezes sobre quem vencerá essa final.