Foto: Fernanda Oliveira/Divulgação
O escritor cearense Stênio Gardel, natural de Limoeiro do Norte, município localizado no Vale do Jaguaribe, foi selecionado para a semifinal do National Book Award, na categoria “Tradução”, com seu romance de estreia “A palavra que resta”, lançado em 2021. A premiação internacional é uma das principais de literatura.
Com uma narrativa sensível, o livro conta a história de Raimundo, um homem analfabeto, atravessado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade. Ele viveu um amor secreto na juventude e, 50 anos após a relação, decide aprender a ler e escrever a fim de conseguir ler uma carta de se amado da juventude, Cícero.
A obra, publicada pela Companhia das Letras, ainda foi finalista da categoria “Romance Literário” na 64º edição do Prêmio Jabuti, conceituado prêmio literário do Brasil. De acordo com O POVO, “A palavra que resta” será adaptado aos cinemas pela Prodigo Films.
A responsável pela tradução do livro para o inglês foi Bruna Dantas Lobato. A lista dos cinco finalistas será divulgada no próximo dia 3 de outubro. Já os vencedores, serão anunciados no dia 15 de novembro. O prêmio é de US$ 10 mil (dez mil dólares), que deve ser dividido entre autor(a) e tradutor(a).