Foto: Ascom Ministério dos Transportes
Os municípios brasileiros que cumprirem as metas de redução de acidentes, previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), serão premiados pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes. O governo quer reduzir em 50%, até 2030, o número de feridos e mortos nas vias do país. O anúncio foi feito pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, nesta segunda-feira (18), durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, que vai até 25 de setembro.
Segundo o Senatran, quase 80% das mortes registradas no trânsito em todo o Brasil, estão concentradas em cerca de 20% dos municípios brasileiros – são quase 1,2 mil cidades em sua maioria com mais de 30 mil habitantes. No auxílio aos órgãos locais de trânsito, a secretaria vai também atuar como consultora de projetos, apresentando as melhores práticas no setor.
Ainda este ano o Governo Federal realizará uma consulta pública sobre uma nova versão do Pnatrans, com maior participação dos municípios na elaboração de diretrizes e na ampliação da transparência e do acesso aos dados nacionais. A consulta pública ainda irá definir metas nas localidades que concentram o maior número de ocorrências.
As cidades médias, sobretudo aquelas consideradas centro regionais, estarão no foco de atuação da Senatran, além dos municípios nos quais a situação socioeconômica estimula o uso de motocicletas.
No encerramento da Semana Nacional de Trânsito, em 25 de setembro, a Senatran divulgará um estudo inédito da aplicação da Lei Seca, nestes 15 anos. O estudo servirá como base para aprimorar políticas de educação e fiscalização no trânsito de todo o país.