Foto: Reprodução/ Facebook Camilo Santana
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), garantiu em evento realizado em São Paulo, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não terá mudanças na edição de 2024. A declaração de Santana se dá em face de uma série de expectativas que estavam sendo criadas, já que o governo pretende enviar ao Congresso um Projeto de Lei (PL) que concretiza mudanças no ensino médio brasileiro. O texto deve ser encaminhado logo que Lula (PT) retorne ao país, o presidente está em Nova York, onde participa da Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU).
Salienta-se que o ministro detalhou que as alterações decorrentes da possível aprovação do PL deverão ser colocadas em prática somente em 2025. “Nosso objetivo é aprovar as mudanças no ensino médio ainda esse ano e, em 2024, discutir alterações para o Enem 2025”, declarou Camilo durante o 7° Congresso de Jornalismo de Educação.
Ainda em debate sobre a questão, o ex-governador do Ceará fez questão de frisar que em 2024 o governo federal irá lançar um programa de recomposição de aprendizagem. Segundo o político, o objetivo da ação será evitar que os estudantes que finalizam o ensino médio em 2024 sofram algum tipo de prejuízo, já que terão cursado a maior parte de sua formação no modelo anterior, atualmente em vigência.
Entre as mudanças que a pasta da Educação deseja implementar está a ampliação da formação em disciplinas do ciclo básico. Aponta-se, também, que é anseio do MEC que os itinerários formativos, parte flexível da carga-horária, seja baseada em diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE).