Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Fortaleza vota neste sábado (23) mudança no estatuto da migração para a Sociedade Anônima do Futebol
A votação ocorre no Centro de Excelência, na capital cearense, das 8h30 às 15h. 
Raiana Lucas
Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Neste sábado (23), sócios, conselheiros e torcedores do Fortaleza Esporte Clube (FEC) votam sobre uma mudança no estatuto do clube, onde decidem sobre a alteração de Associação Sem Fins Lucrativos para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A votação ocorre no Centro de Excelência, na capital cearense, das 8h30 às 15h.

A SAF é um novo mecanismo no futebol brasileiro que transforma os clubes em um tipo de empresa, onde o capital é aberto, permitindo venda de ações na bolsa de valores. O sistema foi oficializado no Brasil no dia 6 de agosto de 2021, via Lei 14.193/2021, que estimula a migração dos times, a maioria sendo associação civil sem fins lucrativos, para o modelo de SAF.

O comentarista Sérgio Ponte, da Rádio O Povo CBN, afirma que com a transição para SAF, a diretoria executiva do clube que permanecerá como entidade associativa será comandada por Alex Santiago, atual 2º vice-presidente do Leão. Já Marcelo Paz, atual presidente, será CEO da Sociedade, e Geraldo Luciano, atual 1º vice-presidente do Fortaleza, assumirá a presidência do Conselho Administrativo da SAF.

Atualmente, como associação sem fins lucrativos, o Fortaleza está isento de impostos específicos. Ao se tornar SAF, terá um tributo unificado, limitado a 5% sobre todas as receitas mensais, nos primeiros cinco anos. Na temporada seguinte, a alíquota vira 4% do índice.

Como associação sem fins lucrativos o Fortaleza não pode receber dinheiro de investidores ou terceiros. Já ao se tornar SAF, terá aportes milionários liberados, onde em acordos com bancos e fundos de investimentos, será possível utilizar uma parte da SAF como garantia para empréstimos.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade