Foto: Reprodução/ Wikipédia
Cinco municípios do Cariri ainda não dispõem do serviço de ônibus intermunicipal. A informação consta em levantamento divulgado nesse sábado (23) pelo site Opinião CE, a partir de dados da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
Como meios de transporte alternativo, as populações de Abaiara, Altaneira, Caririaçu, Granjeiro e Tarrafas dependem exclusivamente de vans. No Ceará, 19 municípios estão sem a oferta de ônibus intermunicipais. Juntos, eles somam 331.862 habitantes.
Essa escassez, segundo a Arce, se deve a não inscrição das empresas que atuam no Estado nas licitações. A agência reguladora já está no segundo processo licitatório para a concessão do serviço nessas localidades – todas sem êxito.
Ao todo, nove empresas atuam no serviço de ônibus intermunicipais no Ceará: Anfrolândia; Expresso Guanabara; Gontijo; MS Viagens e Turismo; São Benedito Auto Vias; São Paulo; Via Metro; Viação Princesa dos Inhamuns; e Vitória.
A Arce trabalha na elaboração de um novo modelo de delegação, editais e propostas de alteração legal para que novas operadoras possam atender as regiões. À reportagem, a agência informou que a expectativa é de que um novo certame ocorra ainda em 2023.