Foto: Carlos Gibaja
Foi divulgado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará ao longo dos primeiros seis meses de 2023. De acordo com os dados informados, o Ceará ampliou seu PIB em 1,81% ao longo do 1° semestre. A ampliação foi puxada pelo setor de serviços, que viu um resultado positivo do setor em 2,89%.
Aponta-se que outro setor que influenciou no resultado foi o agronegócio, que manteve-se em nível próximo à estabilidade. Porém, apresentando um leve aumento, de 0,26%. O crescimento se dá quando compara-se os dados do setor com o 1° semestre de 2023 e 2022.
O que chamou atenção foram os dados da indústria, que mantém-se em queda. Nos números trazidos pelo Instituto de Estratégia e Pesquisa Econômica do Ceará (Ipece), o setor em destaque viu seu tamanho regredir em 1,89%. Esta é a sétima queda consecutiva.
Observa-se que a ampliação do PIB cearense ficou abaixo do nacional, que cresceu 3,7% entre janeiro e junho deste ano. Salienta-se que o resultado projetado para o estado ao final de 2023 foi revisto recentemente, e a perspectiva é que o Ceará encerre o ano com uma ampliação de 2,1%.