Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Oito mil óculos serão distribuídos para cearenses observarem eclipse solar com menos riscos
O óculos possui um filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que apresenta menos riscos aos olhos.
Raiana Lucas
Foto: Divulgação/MCTI

No dia 14 de outubro, ocorrerá um eclipse anular do sol (eclipse total), com visibilidade em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. No Ceará, será possível observar o eclipse em sua totalidade nos municípios da região Sul, enquanto nas demais regiões será parcial.

Para as pessoas poderem acompanhar o momento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Planetário Rubens Azevedo, distribuirão cerca de oito mil óculos próprios para observar o fenômeno. A Organização Educacional Farias Brito será responsável pelo fornecimento de cinco mil óculos que serão distribuídos em Fortaleza, Sobral e no Cariri.

O Professor de Física e Astronomia, Heliomárzio Moreira, explica que o modelo dos óculos possui um filtro de luz com tonalidade 14, semelhante ao utilizado em máscaras de solda, a qual é o menos prejudicial para os olhos. Isso porque as numerações 10 e 12 apresentam maiores riscos devido à intensidade maior de radiação.

Somente os responsáveis poderão receber os óculos, pois irão passar por treinamento e assinarão um termo de responsabilidade. A orientação é que se deve evitar olhar diretamente para o sol sem o equipamento adequado.

No Cariri, a entrega de parte dos óculos começou na última quinta-feira, dia 28, e na sexta-feira, dia 29, durante a solenidade de abertura da Jornada de Astrofísica que ocorreu no campus do Instituto Federal do Ceará em Juazeiro do Norte. O restante dos equipamentos serão entregues até o dia 11 de outubro em outros eventos organizados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Regional do Cariri (URCA) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade