Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Ceará deverá ser contemplado com dez novos cursos de Medicina. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (4) pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde). A medida, contudo, é direcionada a instituições privadas, conforme edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC).
No anúncio, Camilo ressaltou que qualquer instituição de educação superior pode participar do edital, concorrer e apresentar propostas, desde que esteja dentro dos critérios especificados no documento.
O objetivo, de acordo com o MEC, é descentralizar as oportunidades de formação e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o programa Mais Médicos. De acordo com o MEC, a iniciativa pode gerar até 600 vagas para os estudantes no Ceará.
“É fundamental olhar para os vazios, tanto de médicos quanto de formação, ou seja, a desconcentração. Para isso, um dos critérios deste edital é a fixação. O edital foi feito a partir de muito diálogo, de forma técnica e visando o fortalecimento do SUS”, explica o titular do MEC.