Foto: Estácio Jr.
O Governo do Ceará está mobilizando todos os postos de saúde para intensificar a Campanha Nacional de Multivacinação, para o público de crianças e adolescentes até 15 anos. O Estado apostou na parceria entre Secretaria da Saúde (SESAU) e a Secretaria da Educação (SEDUC), para cumprir a meta de vacinação e superar 90% do público-alvo vacinado.
No último sábado (07), foi realizado o Dia D de vacinação em todos os postos de saúde do Ceará. A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, participou da mobilização na Região do Cariri, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, junto da secretária da Educação, Eliana Estrela.
“Hoje é um dia muito importante, estamos mobilizando todos os municípios, nessa parceria saúde, educação, municípios e estado. As crianças precisam se vacinar, precisamos aumentar a nossa cobertura vacinal”, disse a secretária Tânia Mara Coelho.
“Muitas escolas, na matrícula, já pedem autorização para vacinar as crianças. Então, a escola é esse espaço aberto para fazer essa mobilização. Saúde e educação, juntas, para vacinar as nossas crianças”, destacou a secretária Eliana Estrela.
Segundo os dados do primeiro trimestre de 2023, o Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal, tais como BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.
A meta, é atualizar a caderneta de vacinação de 2 milhões de crianças e adolescentes até o final da campanha. Manter as vacinas em dia não apenas protege a saúde individual, mas também ajuda a controlar e erradicar doenças preveníveis por vacinas, objetivo do programa nacional de imunização que completa 50 anos de conquistas na saúde pública.
Os serviços estão sendo ofertados nos postos de saúde de todo o estado. A Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará tem executado estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, como a realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas nas escolas, Vapt-Vupts ou em locais com alta concentração de pessoas. A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou no dia 30 de setembro e segue até o dia 14 de outubro.