Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Em todo território nacional, o número de bares e restaurantes que finalizaram o mês de agosto no prejuízo aumentou 5%, devido a queda das vendas do mês, apontada por 82% das pessoas entrevistadas. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e divulgado pela Agência Brasil, nesta quinta-feira (12).
O dados mostram que, no mesmo mês, 24% das empresas ficaram com dívidas, 34% foram equilibradas financeiramente, enquanto 41% dos estabelecimentos pesquisados tiveram lucro. A pesquisa aconteceu com donos de 1.979 bares e restaurante de todo país, no período de 28 de setembro a 6 de outubro.
Dentre outros fatores que representaram o prejuízo dos empresários estão: clientes reduzidos (67%), dívidas (43%) e custo de insumos (36%).
O levantamento ainda mostra que as empresas mais novas foram as que mais ficaram no prejuízo, sendo 33% dos estabelecimentos que têm entre um e três anos, e 18% entre os que tem mais de 10 anos.
O tamanho da empresa também interferiu nos números da pesquisa. 33% dos bares e restaurantes com faturamento de até R$ 1 milhão encerram agosto “no vermelho”. Já dos que têm faturamento acima de R$ 4,8 milhões, 8% finalizaram o mês no prejuízo.