Foto: Ascom Adagri
O governador Elmano de Freitas lançou, nesta segunda-feira (30), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023, voltada para o rebanho bovino e bubalino. A partir de quarta-feira, 1º de novembro, as revendas autorizadas irão comercializar as vacinas em todo o Ceará, onde o rebanho bovino e bubalino ultrapassa 925 mil cabeças.
O objetivo é vacinar 90% dos animais com até 24 meses. Apenas os animais dentro dessa faixa etária devem ser vacinados. O Ceará está buscando alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa, o que requer que os produtores rurais mantenham a vacinação do rebanho em dia.
Após a vacinação, os produtores devem fazer a declaração junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), através do Portal do Produtor, no site da Adagri, ou presencialmente nos Núcleos Locais da Agência, ou nos escritórios parceiros de cada município.
São parceiros do programa a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à SDA, Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Associação de Municípios do Ceará (Aprece) e secretarias municipais de Agricultura do Ceará.
A Campanha continuará até o dia 30 de novembro para aquisição da vacina, e até o dia 15 de dezembro para a declaração da vacinação e atualização cadastral.