Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Brasileirão: veja as probabilidades de título e rebaixamento após a 31ª rodada
Os cálculos foram feitos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Raiana Lucas
Foto: Wagner Meier

Com a vitória de virada do Palmeiras por 4 a 3, diante do líder do campeonato, o Botafogo, na quarta-feira (1), o título do Campeonato Brasileiro, que parecia já ter dono, segue para últimas setes rodadas sem muitas vantagens para aquele que liderou boa parte do campeonato. Isso porque com a vitória do Verdão, a diferença de pontos ficou apenas de 3 pontos do primeiro colocado, o Botafogo, para o segundo colocado, o Palmeiras. O time carioca tem um jogo a menos, a partida que seria contra o Fortaleza foi adiada, sob protestos, devido a final da Copa Sul-Americana.

O terceiro colocado, o Red Bull Bragantino, também segue vivo na disputa. Na última rodada venceu o Goiás por 2 a 0, e tem somente um ponto a menos que o Palmeiras.

Na parte de baixo da tabela, os times que brigam contra o rebaixamento, seguem na esperança de permanecer na elite do futebol nacional. Santos venceu o Flamengo e conseguiu, pelo menos nesta rodada, ficar de fora do Z4. Já o Vasco, mesmo com a vitória por 2 a 0 contra o Cuiabá, permanece nesta rodada em 17º lugar.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), todos os anos calcula as probabilidades do time que será campeão e qual será rebaixado. Após a 31ª rodada, o departamento mostra que o Botafogo segue como favorito para levar o título, mas a porcentagem caiu de 80,2% (na última rodada) para 60,1% de chances.

Ainda conforme os cálculos, o Red Bull Bragantino tem mais chances de ser campeão do que o Palmeiras. O time de Bragança Paulista tem 20,1%, enquanto o time alviverde paulista aparece com 13,6%.

Na parte de baixo da tabela, o Vasco possui grandes chances de ser rebaixado para a Série B, com 60%. O Santos aparece logo em seguida com 15,6%, enquanto o Cruzeiro está com 12,3%. Com o menor percentil, aparece o Corinthians, que após vitória na última rodada, as chances caíram para 3,7%. Praticamente rebaixados estão o América-MG com 99,99% de chances de rebaixamento, e Coritiba com 99,92%.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade