A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21) o edital que prevê a contratação de novas linhas de transmissão e subestações de energia, com um investimento estimado em R$ 18,2 bilhões. O leilão, que disponibilizará 15 lotes, será realizado no dia 28 de março de 2024.
A nova rede de alta tensão será responsável por atender a demanda por novas linhas para transportar a energia eólica e solar produzida no Nordeste. Este cenário define o perfil de contratação para os futuros projetos de transmissão no país.
O edital aprovado ainda precisa ser validado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes de ser publicado no “Diário Oficial da União” (DOU). A previsão é que o órgão de controle aprove as regras do leilão até 20 de fevereiro do próximo ano, com a publicação do edital prevista para o dia 22 do mesmo mês.
A Aneel planeja realizar obras civis e instalar novos equipamentos de rede em 14 estados (AL, BA, CE, MA, MG, MS, PB, PE, PI, RJ, RN, SC, SP e TO), criando cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos. Os projetos abrangem a extensão de 6.464 quilômetros de rede básica, com um aumento de 9.200 megavolt-ampere (MVA) na capacidade de transformação nas subestações de energia.
A previsão é que as novas linhas de transmissão entrem em operação entre 36 e 72 dias após a contratação. A assinatura dos contratos pelos vencedores, após a homologação do resultado, está agendada para 28 de junho do próximo ano.