Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Ceará recebe cerca de 998 fósseis repatriados da França
Os fósseis serão incorporados à coleção do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.
Raiana Lucas
Foto: Geopark Araripe/URCA

O Governo do Ceará receberá nesta quinta-feira (14), 998 fósseis de valor científico e cultural inestimável, repatriados da França. A equipe estadual, liderada pela secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, estará no Aeroporto de Fortaleza para a cerimônia de recepção.

Os fósseis são datados do período Cretáceo, entre 90 e 110 milhões de anos atrás, e foram ilegalmente retirados da bacia do Araripe. A chegada desses fósseis ao Ceará encerra um caso que começou em 2013, quando os itens foram apreendidos em uma operação conjunta das autoridades judiciais brasileiras e francesas. Os fósseis foram simbolicamente devolvidos ao Brasil em 2022, em uma cerimônia em Le Havre, na França.

O Governo do Ceará foi responsável por toda a logística de transporte dos fósseis. Sandra Monteiro destacou o valor cultural inestimável desses materiais para o estado e o país, e elogiou a coordenação entre os governos estadual e federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério das Relações Exteriores, que desempenhou um papel estratégico nesta missão.

O acervo possui uma diversidade impressionante, incluindo fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, todos oriundos da Chapada do Araripe, no Cariri Cearense. Algumas das peças estão em perfeito estado de conservação dos tecidos.

Os fósseis serão incorporados à coleção do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição vinculada à Secitece. Os fósseis também serão exibidos em exposições itinerantes.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade